Buscar
  • Escola São José

Como ensinar tolerância às crianças

Ser capaz de aceitar, respeitar e entender melhor os outros é ter tolerância e faz parte dos valores tradicionais. É fundamental que as crianças desenvolvam essa capacidade a fim de construir pontes, e não muros que separem as pessoas.


É importante cultivar boas qualidades nos pequenos desde a infância, bem como incutir valores e princípios. Portanto, para que tenham um bom desenvolvimento, é fundamental ensinar tolerância às crianças.

Desenvolver essa habilidade vai ajudá-las a ter um bom relacionamento com a família e os amigos e, além disso, também vai permitir que elas respeitem e valorizem as opiniões dos outros, mesmo que sejam diferentes das suas.


O que significa tolerância?

O significado de tolerância está relacionado a uma atitude de respeito e abertura para as mais diversas pessoas, independentemente de etnia, religião ou deficiências físicas e intelectuais. Significa aprender com os outros e descobrir afinidades, criando novos laços e rejeitando estereótipos injustos.


É o oposto do preconceito, pois significa aceitar a todos assim como eles são, além de tratá-los da maneira que você gostaria que eles te tratassem.


A tolerância como parte essencial da vida

Você deve preparar os seus filhos para que eles possam viver e trabalhar em comunidades diversas. É essencial que eles aprendam a tolerar as diferenças com a mente aberta.

Isso vai beneficiá-los tanto agora quanto no futuro. Assim, também vão ter mais oportunidades educativas e nos negócios. As pessoas poderão ver nos seus filhos qualidades tais como a compreensão, e a capacidade de valorizar os outros e de trabalhar em equipe de forma harmoniosa.


Princípios básicos para ensinar tolerância às crianças

As crianças têm a capacidade inata de serem tolerantes. No entanto, pode ser útil para elas que você, como pai ou mãe, faça o seguinte:


- Mostre-se compassivo

- Não permita agressões

- Não mexa com as pessoas nem as desrespeite

- Ao enfrentar dificuldades, procure manter a calma

- Seja grato


Limites no ensino de tolerância às crianças

Ter tolerância não é o mesmo que respeitar e aceitar todos os tipos de comportamento. Isto é, comportamentos desrespeitosos e prejudiciais não devem ser tolerados.

As crianças devem estar cientes de que é inadequado incomodar ou ser malvado com alguém. Da mesma forma, você não deve permitir que elas quebrem regras sociais, tais como roubar, por exemplo.


Principais benefícios para as crianças

Explique que a tolerância não deve ser negligenciada pois, na verdade, ela deveria ser o seu eixo. Com isso, você deixará seus filhos abertos à vida com uma atitude de admiração, empatia e cordialidade. Eles poderão ter um espaço na vida com variedades e nuances, mas com dignidade.

Ter a tolerância como estilo de vida criará uma atmosfera agradável. Isso levará as crianças a serem pessoas abertas e agradecidas. Assim, elas vão aprender a promover boas relações de convivência, evitando conflitos desnecessários.

Definitivamente, ensinar as crianças a ter tolerância em face das diferenças com os outros é sua responsabilidade. Não se descuide da educação dos seus filhos para que eles possam crescer de forma saudável. Além disso, mande uma excelente e poderosa mensagem de tolerância com as suas atitudes diárias para que elas sigam os seus passos.


Fonte: https://soumamae.com.br/como-ensinar-tolerancia-as-criancas/

6 visualizações

Contate-nos: (51) 3482.1267 - (51) 3482.1153   /   direcao@fbsaojose.com.br   /   Rua Cel. Araújo Ribeiro, 480, Barra do Ribeiro - RS

  • Facebook
  • Instagram
login-brasil - Cinza.png

Copyright © 2019 Escola Fundamental São José. Todos os direitos reservados.